Visitar um dos encontros de autos antigos em Águas de Lindóia há tempo fazia parte da minha lista de intenções. Tal desejo se concretizou nesta edição de 2017 do Encontro Brasileiro de Carros Antigos. Não houve o costumeiro planejamento que traço, geralmente uns quatro meses antes de cada encontro que vou. Esse veio de uma oportunidade surgida poucos dias antes. Leitor assíduo do portal Auto Entusiastas, me inscrevi no
Experiências 2, uma promoção no qual dez leitores foram selecionados através de sorteio para viajar de São Paulo a Águas de Lindóia em uma Sprinter e passar o dia em companhia do editores do portal. Fui um dos dez contemplados e assim realizei meu antigo intento. Aliás, alegria em dobro; a da almejada visita ao Encontro e a de conhecer de perto os editores do portal predileto.
Distante 158 km da capital paulista, com altitude média de 945 metros, o pequeno município da Estância Hidromineral de Águas de Lindóia está encravada entre paisagens de rara beleza e contemplada com o agradável clima serrano. Durante o evento a pacata e convidativa cidade de menos de vinte mil habitantes se transforma com o movimento de visitantes que lotam suas ruas.
Segundo o portal
Maxicar, este ano a Exposição teve 750 veículos inscritos, um recorde e sem dúvidas um número respeitável. Apesar que, na minha opinião, o ideal é que limitassem o número de carros expostos, acho que o espaço da Praça Ademar de Barros, onde a exposição é montada, não comporta adequadamente número tão elevado. O resultado é que não era possível tirar fotos ou mesmo apreciar os carros em todos seus ângulos devido a exagerada proximidade entre os carros. Fato agravado pelas largas fitas divisórias entre o público e os antigos.
Sobre os atrativos, vale destacar que além da exposição o evento também agrega um pátio cercado, próximo a praça de exposição, destinado a venda de veículos antigos onde, ainda de acordo como o Maxicar, o número de carros à venda era equivalente ao de veículos expostos. Outro atrativo durante o Encontro é a movimentada feira de peças, como pude conferir "in loco".
Por conta da brevidade da visita, não colhi informações sobre premiações ou mesmo o histórico dos autos de maior destaque. Finalizo então com a galeria de fotos.
FOTOS DO IV ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS - ÁGUAS DE LINDÓIA
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Na calçada à direita, o grupo dos editores e leitores do portal Auto Entusiastas chegando a Praça Ademar de Barros |
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Atração a parte é feira de peças montada ao redor da praça, as vias ficam apinhadas de visitantes |
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Na feira de peças lojas especializadas em veículos antigos e hot rods também marcam presença |
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Nas lojas da feira, uma atenta "garimpagem" pode resultar no fim de demoradas buscas de peças raras para o antigo |
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Um SIMCA 1000, modelo raro no Brasil e bem diferente dos modelos da marca que foram fabricados aqui. |
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O SIMCA 1000 da foto anterior, visto por outro ângulo. A foto registra também o quanto a Praça de tornou pequena para tantos carros |
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Os SIMCA nacionais também marcaram presença, na lente o Jangada, primeira perua grande fabricada no Brasil. |
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Gordini - o modelo Renault fabricado pela extinta Willys |
Diversos modelos Volkswagen agrupados lado a lado
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Fuscas, juntos e misturados, se acomodaram em diversas ilhas |
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Veículos que povoavam nossas ruas na década de 1960 |
O volante denunciava a origem deste Fusca inglês
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No pátio dos veículos à venda, um raro DKW Meisterklasse 1951 |
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Detalhes do Meisterklasse 1951 mostram um veículo não restaurado super conservado |
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Alavanca de câmbio chama a atenção no Meisterklasse 1951 |
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Soluções de vanguarda do Meisterklasse: motor transversal, tração dianteira e o Dinastart (o dínamo também tinha função de motor de arranque) |
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Também a venda, um dos belos Cord Sportsman americano, um dos poucos, senão o único em solo brasileiro |
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O minúsculo Romi Isetta, primeiro automóvel nacional, despertou muita curiosidade e atenção. |
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A porta única e frontal é uma das características que mais chama a atenção no "carro bolha" nacional |
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Na ala dos caminhões, dois Ford 8500 potenciados pelo motor V6 Detroit diesel de dois tempos |
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Caminhão F-600, um dos exemplares do primeiro veículo fabricado no Brasil pela Ford |
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Chevrolet Gigante, um leve na ala dos pesados |
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O charme das Pick-Ups de origem americana dos Anos 30 |
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