Em fim, depois de anos planejando e sucessivos ensaios frustrados; finalmente estou no encontro. Antes, três trechos entre avião e ônibus e muitos quilômetros percorridos. Estou na bela cidade de Poços de Caldas, o clima dos mais agradáveis, umidade e temperaturas amenas emolduradas pela beleza serrana.
Fiquei no hotel do evento, muito bonito, charmoso e confortável. O Palace foi inaugurado no início da década de 30, tempo em que Poços de Caldas além de muito procurada pelas suas fontes termais de água sulfurosa - indicadas para tratamento de doenças cutâneas - era um paraíso dos jogos com seus cassinos luxuosos. Tempo em que personagens importantes do cenário político e do mundo artístico marcaram presença constante na cidade.
Logo que registrei minha entrada no hotel dirigi-me ao patio onde estavam os carros. Quinta-feira dia 21, primeiro dia da festa e já encontrei muitos carros. Para mim um reencontro que aliviou-me uma saudade de 32 anos. Estavam lá todos modelos anunciados no meu post anterior: Belcar, Perua DKW, Vemaguet, Pracinha, Candango, Fissore, DKW Alemão, Puma DKW, Malzoni GT, Wartburg e Trabant. Entre os Candangos havia um artesanal, feito em alumínio sobre chassi de Galaxie encurtado, lindo. Só faltou a perua Universal, mas não sei de onde havia tirado a informação que teria uma - são mesmo muito raras.
Hotel Palace - bastante aconchegante, ótima escolha para o evento
Muita gente dando trato nas "Pequenas Maravilhas". Avistei o Cel. Mat2os que também cuidava da sua Vemaguet. Sorriso no rosto, conversa animada, nem parecia que tinha chegado a pouco de uma viagem de quase mil quilômetros a bordo de seu antigo. Seu carro não foi o único que veio rodando de Brasília, juntos vieram o Rafael Linhares também de Vemaguet e o David Troncoso com seu Wartburg. Esse último, segundo contam, fez a viagem mais longa por conta de algumas paradinhas para conserto rápido, mas nada que tirasse a disposição de seu dono que lá estava já dando um capricho no seu possante, um primo oriental do DKW, único representante da marca Wartburg nesse evento.
Outro primo oriental também já estava posicionado, veio rodando sem problemas por mais de mil quilômetros. nas mãos do piloto, jornalista multimídia, escritor e antigomobilista Flávio Gomes; Um légitimo Trabant. Flávio não só trouxe seu Trabant como fez uma interessante palestra sobre esse que foi o carro mais popupar da Alemanha Oriental e que virou símbolo junto a queda do muro de Berlim.
Não demorei a pegar uma carona de Belcar. Havia, como falei, 32 anos que não andava em um DKW. E o que me quebrou o jejum era bem melhor do que o qua andei três décadas atrás. Não que aquele do passeio pretérito fosse descuidado, é que o do encontro era o de "test drive" da Dekabrás com muitas melhorias aplicadas, sensacional.
A Dekabrás, que foi uma das patrocinadoras do evento, também trouxe um motor DKW de seis cilindros, não o falado e pouco visto V6 alemão, mas um seis cilindros em linha feito pela empresa do Rio Grande do Sul a partir de dois motores DKW- Vemag. Pega no primeiro toque e tem um som incrível. Por enquanto ainda não está potenciando nenhum carro. Mas, acho que logo teremos um foguete, em dois tempos. Só palpite.. só palite.
No dia seguinte ainda peguei carona no Candango do Airton Amaral - bravo organizador do evento - em um breve passeio e de Candango também acompanhei a carreata do sábado - de carona com o simpatissísimo amigo Hilton Girão. O passeio foi rápido, mas reuniu quase todos carros, uma verdadeira esquadrilha da fumaça na estrada. Encontrei um vídeo no Youtube da saída dos carros, onde o animado locutor local Benedito Domingos é parte da festa. O vídeo registra em bom ângulo praticamente todos os carros que participaram. Muito bom, só não identifiquei o autor. Assim que identificar, nomino aqui. Se algum leitor souber, por favor informe. Segue então:
Beleza de vídeo[Youtube] com a saída da carreta.
Voltarei a falar do evento num novo post. Falarei do clima de integração, das pessoas que estiveram presentes, das homenagens e de momentos de emoção. Antes, deixo algumas fotos que tirei. Para ampliar é só dar uma "click" em cima da escolhida. Abraços e até lá.
GALERIA DE FOTOS
para ampliar basta clicar em cima da imagem
para ampliar basta clicar em cima da imagem
Portal do evento - a festa começando
Belcar alinhados - grande maioria
Belcar pela retaguarda
Peruas alinhadas - vários anos-modelo
Peruas pela retaguarda
Carros em movimento
Os belos Fissores e + Belcar
Os valentes Candangos - pau pra toda obra
Esportivos com mecânica DKW-Vemag
Trabant - símbolo da queda do muro de Berlim
Wartburg - primo do DKW nascido na Alemanha oriental
Candango de Itu?? Não, de Poços! Americano em traje alemão - Mecânica Galaxie
Belcar do Hiltinho potenciado por VW AP com turbo e nitro - duas feras da pista
Motor 6 em linha - Dekabrás
O amigo Mat2os de passageiro no carro de Test DriveKW
Nenhum comentário:
Postar um comentário