Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Conectando o Câmbio do Fusca ao Motor Estacionário - kit de flange com polia


A flange que permitirá a união do câmbio VW com o motor estacionário

Depois de uma parada forçada devido a compromissos diversos e mudança de cidade, volto a escrever. Um dos últimos passos que dei para construção da réplica do Fiat 1899 foi a compra da flange com polia que permite conectar motores estacionários a caixa de marchas da linha VW a ar através de polias e correia. Tive que fazer muita busca na Internet, com várias solicitações de informações em postagens no YouTube, tentando localizar um fornecedor. Até que então, no final do ano passado, recebi um e-mail do Sr. Deivyz Manica  me informando que tinha o kit novo para venda. Após tirar minhas dúvidas por telefone e acertarmos sobre o transporte - a peça veio de Anita Garibaldi/SC para Natal/RN - fechamos negócio.  Tudo correu bem, e conforme prometido pelo Sr. Deivyz. Após o depósito, a peça foi enviada pela transportadora JadLog. Recebi o kit em casa, dentro do prazo previsto e no horário  combinado com os responsáveis pelo serviço de entrega local da transportadora. Excelente!


Em relação ao kit, minha satisfação não foi menor. Fabricada em Santa Catarina, a flange feita em ferro fundido não possui soldas ou emendas e permite o uso do disco e platô de embreagem originais. Também o motor de arranque pode ser utilizado sem nenhuma necessidade de adaptação, já que na linha VW a ar é montado na caixa de marchas. O kit, que inclui ainda polia em ferro fundido e eixo em aço carbono, é robusto, bem construído e de acabamento esmerado.

Ainda não fiz a montagem da flange. Pretendo montá-la numa plataforma de Fusca. Estou a procura de um fusca com a mecânica em estado razoável. Aproveitarei a plataforma quase completa, mas adaptarei a suspensão dianteira do Chevette. Bem, sobre isso falarei no próximo post. Agora vou deixar alguns vídeos do YouTube com montagens feitas com kits similares ao que adquiri. Também deixarei o contado do Sr. Deivyz  para facilitar a busca de quem se interesse pelo kit de adaptação de motor estacionário à caixa de marchas da linha Fusca e derivados. Então até o próximo post.

Contatos do Sr. Deivyz Manica:
E-mail....: motores.antigos@yahoo.com.br
Telefone.: 49 9812-3834

Para finalizar, um pequeno esclarecimento sobre a origem do kit da flange:  Nos estados da região Sul, é muito comum instalarem motores estacionários em veículos utilitários como Jeep, Rural e F-75, já avariados,  para montarem veículos agrícolas, os chamados Gericos ou Jericos. Em geral a principal adaptação é a conexão de uma polia a entrada da caixa de marcha, aproveitando o sistema de embreagem e demais partes da transmissão original. Plataformas de Fusca também são utilizadas nos mais variadas adaptações, evidentemente resultando em veículos para trabalhos mais leves ou mesmo diversão. Como os metalúrgicos e mecânicos daquela região são, reconhecidamente, muito engenhosos e criativos logo desenvolveram soluções práticas como o kit da flange que adquiri.  A seguir deixo alguns vídeos de alguns veículos com estas características, os Girifuscas e um Gerico tradicional.


Vídeo no YouTube demonstrando uma das adaptações com uso do kit



Aqui o kit é utilizado para motorizar gaiolas a diesel



Gerico com motor diesel estacionário de 10 CV



Fabrica de Gericos com diversos modelos

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Informações sobre o kit devem ser dirigidas ao Sr. Deivyz Manica:

      E-mail....: motores.antigos@yahoo.com.br
      Telefone.: 49 99812-3834

      Excluir
  2. Respostas
    1. Informações sobre o kit devem ser dirigidas ao Sr. Deivyz Manica:

      E-mail....: motores.antigos@yahoo.com.br
      Telefone.: 49 99812-3834

      Excluir
  3. Quanto custa o kit de polia e flange para uma adaptação no fusca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre em contato no whatts 49 98123834
      ou email motores.antigos@yahoo.com.br

      Excluir
  4. hola soy de Uruguay, como faz para comunicarme?

    ResponderExcluir
  5. entre em contato no whatts 49 98123834
    ou email motores.antigos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acompanho sempre o blog, infos úteis para a minha loja de carro seminovo em SP, ótimo conteúdo, encontro extremo empenho no artigo, obrigada

    ResponderExcluir
  7. Amigo,quem poderia me fazer um pra caixa do chevete 5 marcha?

    ResponderExcluir
  8. Mt top....eu qria um desse pra mh gaiola pikape de servico,iria ficar bem mais forte pra subi morro👍

    ResponderExcluir
  9. Eu presiço uma flange pra adapitação dun motor estacionario na caixa do fusca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho um se quiser entre em contato
      ZAP (61)994592271 Carlos

      Excluir
    2. Ola cual o valor adaptação dun fusca

      Excluir
  10. Boa Noite queria um flange desse mas para caixa do chevete

    ResponderExcluir