Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Blue Cloud 2011 - IX Encontro Nacional de DKWs - vou ver a "esquadrilha da fumaça da estrada"


Olá pessoal, vou já pegar o trem. Ôhh, melhor dizendo, pegar o avião. Estou indo a Minas Gerais para o maior encontro nacional de veículos da marca do primeiro carro fabricado em solo brasileiro, o DKW.
A DKW era uma marca alemã e seus carros foram fabricados no Brasil pela Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas, sob licença. O primeiro veículo - uma perua Universal - saiu da linha de produção em novembro de 1956 com um grande marco,  o de primeiro carro nacional.


Este ano são esperados pela organização do evento em torno de 100 automóveis. Essa turma de antigomobilistas é nota dez. Se autodenominam a grande nação DeKaWeana, e são muito unidos. Certamente é graças a essa união aliada a muita habilidade, dedicação extrema e uma paixão incontida pela marca que eles conseguem reviver preciosidades da nossa história automobilística, verdadeiros presentes aos nossos olhos e a nossa memória.  Há anos venho me preparando para assistir ao evento, mas em todos eles fiquei só na vontade. Agora chegou a hora, estou de malas prontas para encontrar os amigos dessa nação da qual espero fazer parte em breve - minha alegria em participar do evento não será completa, ainda não tenho uma "Pequena Maravilha", buá, buaaaa...

O encontro acontece em Poços de Caldas e reunirá carros, na sua maioria, dos anos 50 e 60 - a marca foi descontinuada no Brasil em 1967 - predominam os modelos fabricados pela Vemag, são eles  o Belcar, a Perua Universal, a Vemaguet, o Candango e o belíssimo e elegante Fissore. Mas já soube de mais duas marcas que também vão marcar presença: Trabant e Watburg, além deles estarão lá alguns DKW importados, de anos anteriores ao início da produção nacional. Presença forte são os esportivos que foram produzidos sobre a mecânica DKW - Vemag com sucesso: o Puma DKW e o Malzoni GT. Em comum todos esses carros têm motor de dois tempos, DNA alemão e muita,  mas muita personalidade.

Então vou indo para não perder o trem, quando voltar conto mais. Vou conhecer de perto esses adimiráveis antigomobilistas, entre eles: Cel. Ma2tos, Robson de Souza, Ayrton Amaral, Augusto Sanchez e tantos outros que já tive contato pela WEB. Autoridades da imprensa no assunto também estarão presentes como  Flávio Gomes, Bob Sharp - piloto, jornalista e engenheiro que também ajudou a construir a brilhante história da Vemag nas pistas. Sim, quase esqueci, seria imperdoável não registrar que o Bird Clemente - um dos principais pilotos e responsáveis pelo sucesso da Vemag nas pistas - também honrará o evento com sua presença  Aproveitarei para curtir muita música e em dois tempos: Uôounnnnn, pôn, pôunnnnn, pôn pôunnnnnn...   fuiiiiiiiiiiii.

Ah, antes deixo um vídeo do Youtube com som e imagem do IV Blue Cloud. Nele dá para entender o porquê de eu ter escrito "Esquadrilha da Fumaça da Estrada":



Abraços,

Um comentário:

  1. Amigo, adorei o texto - o que deixa evidente a sua paixão por esses carangos. Tenha uma boa viajem e documente muito bem a aventura. Ficamos no aguardo das inúmeras fotografias!!!

    ResponderExcluir